Tema que vem sendo cobrado em diversas provas. Veja-se:
Analista ambiental – Ministério do Meio Ambiente – 2023- CESPE:
Racismo ambiental é um termo usado para descrever situações de injustiça social no meio ambiental em contexto racializado, ou seja, que envolvam minorias étnicas, como as populações indígenas, negras e asiáticas. Situações de injustiça ambiental podem incluir a inacessibilidade a recursos naturais (como ar limpo, água potável e outros benefícios ecológicos), a exclusão da tomada de decisão sobre territórios tradicionais e recursos naturais locais, e também o sofrimento das mazelas das degradações ambientais, como inundações, queimadas, poluição e contaminação pela extração de recursos naturais e industriais, exposição a resíduos tóxicos, ausência de saneamento básico, situação precária de moradia.
Normalmente, quando referido dentro de um contexto internacional, o racismo ambiental descreve as relações ecológicas desiguais entre as nações industrializadas (o Norte Global) e países mais pobres (o Sul Global).
Internet: <pt.wikipedia.org> (com adaptações).
Considerando as informações apresentadas no texto, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema.
COMUNIDADES PERIFÉRICAS NAS GRANDES CIDADES BRASILEIRAS E RACISMO AMBIENTAL
Em seu texto,
1 – apresente um exemplo de injustiça ambiental sofrida por essas comunidades, discutindo sua relação com a desigualdade social; [valor: 9,00 pontos]
2 – discorra sobre formas de garantir maior justiça ambiental a essas comunidades; [valor: 10,00 pontos]
3 – discorra sobre o racismo ambiental nesses contextos e sua relação com “as relações ecológicas desiguais entre as nações industrializadas (o Norte Global) e países mais pobres (o Sul Global)”. [valor: 9,50 pontos]
Espelho:
O candidato deveria redigir um texto dissertativo sobre o seguinte tema: comunidades periféricas nas grandes cidades brasileiras e racismo ambiental. Várias abordagens do tema são possíveis, não havendo que se falar em resposta correta, mas de atendimento ao tema. No seu texto, o candidato deveria abordar os seguintes quesitos.
QUESITOS AVALIADOS
QUESITO 2.1 – Exemplo de injustiça ambiental sofrida por comunidades periféricas nas grandes cidades brasileiras e sua relação com a desigualdade social
(…)
Conceito 3 – Apresentou um exemplo de injustiça ambiental sofrida por comunidades periféricas nas grandes cidades brasileiras, discutindo adequadamente sua relação com a desigualdade social, de maneira conectada ao restante do texto (não apresenta problemas de coesão e coerência ou apresenta problemas pontuais que não prejudicam o desenvolvimento textual).
QUESITO 2.2 – Formas de garantir maior justiça ambiental a comunidades periféricas nas grandes cidades brasileiras
(…0
Conceito 2 – Abordou mais de uma forma de garantir maior justiça ambiental a comunidades periféricas nas grandes cidades brasileiras e o fez de forma adequadamente conectada ao restante do texto (não apresenta problemas de coesão e coerência ou apresenta problemas pontuais que não prejudicam o desenvolvimento textual).
QUESITO 2.3 – Racismo ambiental nesses contextos e sua relação com “as relações ecológicas desiguais entre as nações industrializadas (o Norte Global) e países mais pobres (o Sul Global)”
(…)
Conceito 4 – Tratou de racismo ambiental nas comunidades periféricas nas grandes cidades brasileiras, relacionando-o com “as relações ecológicas desiguais entre as nações industrializadas (o Norte Global) e países mais pobres (o Sul Global)” e sem apresentar problemas de coesão e coerência ou apresentando problemas pontuais que não prejudicaram o desenvolvimento textual.
Na DPE-SP-2023-FCC:
O reconhecimento do racismo estrutural da sociedade brasileira possibilitou o enfrentamento a formas contemporâneas desse fenômeno.
Nessa seara, disserte sobre o racismo ambiental e o racismo religioso, abordando, necessariamente: (a) como se configuram e no que consistem essas formas de expressão do racismo; e (b) quais povos e comunidades tradicionais são atingidos por essas configurações de discriminação. Justifique sua resposta.
Espelho:
a1. Racismo ambiental está relacionado a ideia de que populações periféricas ou grupos étnico-raciais sofrem de maneira mais severa os impactos e danos ambientais e que as formas de relação desses grupos com a natureza representariam violações ao meio ambiente.
a2. Racismo religioso está relacionado a ideia de que religiões não majoritárias e não cristãs, praticadas por determinados grupos, são desvalorizadas e alvo de discriminação e ataques.
b1. Os grupos atingidos pelo racismo ambiental são povos indígenas, comunidades quilombolas, população ribeirinha, comunidade de terreiro, pescadores artesanais, população periférica negra ou outros grupos, devidamente justificados.
Caso o candidato não apresente qualquer resposta ao item a1, ou resposta apresentada não seja pontuada por não atender ao critério, será atribuída nota zero a esse item (b1).
b2. Os grupos atingidos pelo racismo religioso são comunidade de terreiro, comunidade islâmica-muçulmana, grupos de religião de matriz africana (em suas diferentes vertentes) ou outros grupos, devidamente justificados.
Caso o candidato não apresente qualquer resposta ao item b1, ou resposta apresentada não seja pontuada por não atender ao critério, será atribuída nota zero a esse item (b2).
Nas provas objetivas:
(DATAPREV-2024-Advocacia) O conceito de racismo ambiental está ligado aos danos ambientais e sua imposição recorrente em comunidades habitadas principalmente por populações negras e pobres.
Gabarito: Correto.
Analista Legislativo-2024-Câmara dos Deputados:
o racismo ambiental é um conceito que não merece respaldo pela doutrina já que desastres e catástrofes ambientais são imprevisíveis e afetam da mesma maneira os cidadãos.
Gabarito: Errado.